fbpx

Cirurgia Oral

Cirurgia Oral

A cirurgia oral é a especialidade da Odontologia dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento cirúrgico de traumatismos, deformidades, lesões e doenças da cavidade oral envolvendo ambos os aspectos estéticos e funcionais dos tecidos moles e duros da cabeça, boca, dentes, gengivas e pescoço.

 

Essa área da odontologia é ampla e abrange vários procedimentos cirúrgicos possíveis de serem realizados com anestesia local em consultório odontológico (Cirurgia Oral Menor) ou até mesmo em ambiente hospitalar com anestesia geral (Cirurgias Buco Maxilo Faciais como as Cirurgias Ortognáticas, entre outras).

 

As cirurgias orais menores mais comuns são as extrações de dentes em boca ou inclusos (impactados), remoção de restos radiculares, dentes supranumerários, cirurgia de tecidos moles como as frenectomias (remoção de freios), remoção de cistos, drenagens de abcessos, enxertias ósseas, entre outros.

Dúvidas sobre o tratamento?

É importante ter cuidados com a higiene bucal após qualquer cirurgia na boca ou nos dentes, pois caso essa etapa de seja negligenciada, a região pode inflamar e o paciente pode sentir dores e lidar com complicações indesejadas.

Quando for realizar a escovação, opte por uma escova com cerdas macias e cabeça pequena que não machuque a boca. Os movimentos realizados durante a higiene devem ser leves e lentos para não irritar o local.

Após uma cirurgia na boca, é comum a presença da dor em virtude do procedimento invasivo.

Nos dois primeiros dias, pode ser feito o uso de compressas geladas para a diminuição da dor. Após esse período é recomendado a compressa morna, pois ajuda a diminuir o inchaço do local.

  • Tomar a medicação prescrita pelo cirurgião-dentista obedecendo rigorosamente as datas e horários, assim como as medicações de uso contínuo.
  • Os anticoagulantes e antiagregantes plaquetários devem ser interrompidos dias antes da cirurgia conforme orientação médica (ex. Reopro, Aspirina Prevent, AAS, Actilyse, Plavix, Fragmin, Clexane, Clopidogrel, Marcoumar, Marevan, etc).
    Não esqueça de informar o cirurgião-dentista se faz uso destes ou de outros tipos de medicamentos durante a entrevista e preenchimento da ficha com suas informações pessoais. É importante informar todos os medicamentos utilizados. Caso seja necessário, elabore previamente e leve uma lista com nomes e dosagens antes do agendamento da cirurgia.
  • Não utilizar jóias ou bijuterias, pois tais adereços dificultam a higiene local. Alem disso, não utilizar nenhum tipo de maquiagem e lavar bem o rosto antes da cirurgia para reduzir o risco de contaminação.
Agende seu horário
Clique no botão abaixo e agende um horário para uma avaliação e orçamento do seu caso.

Agende seu horário

Horário de funcionamento

Segunda à sexta
8.00 às 18.00
Sábado
Fechado
Domingo
Fechado